ESTACA STRAUSS

ESTACA STRAUSS

São estacas escavadas mecanicamente, através de sonda, com uso parcial ou total de revestimento metálico recuperável e logo após a concretagem. O equipamento para a colocação da estaca Strauss é 'chamado' de bate-estaca Strauss e consiste basicamente de um guincho, um tripé com uma roldana fixada no topo, tubos guia, pilão e sonda. A escavação é realizada através de um tubo que pesa em torno de 700 kg com um diâmetro um pouco menor do que o tubo de revestimento.

Para iniciar a escavação abre-se um furo no terreno com um soquete para colocação do primeiro tubo. Aprofunda-se o furo com "golpes" de sonda de percussão. Conforme a descida do tubo, rosqueia-se o tubo seguinte até a escavação alcançar a profundidade determinada.


Alcançando a cota prevista no projeto de fundação da edificação, o operador do bate estacas Strauss faz a verificação se a piteira já não entra tanto no solo. Isso acontece quando atinge-se um nível em que o SPT é 20. Se isto ocorrer, autoriza-se a concretagem.



O concreto é então jogado no tubo e apiloa-se o material com o soquete na base da estaca. Para formar o fuste o concreto é jogado na tubulação e apiloado, enquanto que as camisas metálicas são retiradas com guincho manual.